Bebê nasce 14 dias após irmã gêmea

Apesar de ser raro, gêmeos podem nascer em datas diferentes, sabia? A mexicana Yánderi Yazaret Pech Arellano, grávida de gêmeos, deu à luz duas vezes com intervalo de 14 dias entre um parto e outro.

A primeira filha nasceu de parto normal quando ela estava com 23 semanas de gestação.  A bebê, que era prematura extrema, acabou não resistindo e faleceu em um hospital de Yucatán, no México. Como o outro bebê não nasceu no intervalo de até uma hora, os médicos decidiram avaliar a oxigenação e a condição da placenta e preservar o bebê no útero por mais tempo. “Detectamos que o [segundo] bebê estava em perfeitas condições e felizmente apresentava batimentos cardíacos”, disse o coordenador da Divisão de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Geral Regional de Mérida, Israel Juri Vargas.

O menino, José Antônio, ficou mais 14 dias na barriga da mãe até ela entrar novamente em trabalho de parto. Ele nasceu de parto normal com 25 semanas de gestação, pesando 820 gramas. O bebê ficou internado três meses na UTI Neonatal recebendo todos os cuidados e teve alta pesando cerca de 2 kg.

Segundo o ginecologista e obstetra Luciano Gibram (SP), essa situação só é possível quando os gêmeos possuem placentas e bolsas amnióticas distintas. “Quando o bebê que fica está se desenvolvendo bem, é possivel esperar até os 9 meses”, diz. A recomendação é que após a primeira criança nascer a mãe não vá para casa e seja monitorada até que tenha algum sinal de novo trabalho de parto.

REVISTA CRESCER

Comentarios

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here