Começa campanha de vacinação contra febre aftosa em Rondônia

Começou a 46ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em Rondônia. São mais de 90 mil propriedades rurais e cerca de 14 milhões de cabeças de gado. De acordo com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Júlio Cesar Rocha Peres, o Estado caminha para ser área livre de febre aftosa. Há cerca de 20 anos não se registra nenhum caso da doença, com isso garante o Estado com maior lucratividade, e o mercado exterior terá mais interesse no nosso produto.

Nessa etapa bovinos e bubalinos de todas as idades podem ser vacinados, este ano com uma novidade na vacina, o que antes a dose usada era de 5ml, agora poder ser usada também a 2ml, ficando a critério do produtor rural, o resultado das duas é o mesmo não há prejuízo imunitário aos animais vacinados.

Obrigatoriedade
A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, prevista em legislação estadual. A não vacinação e comprovação implicam em multa.

A vacinação começou dia 15 de abril e segue até 15 de maio. A comprovação deve ser feita até o dia 22 de maio nas unidades da Idaron de movimentação da respectiva exploração pecuária.

da Secom/RO

Comentarios

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here