EXCLUSIVO – JUIZ OSCAR FRANCISCO FALA SOBRE O DOMINGO DE VOTAÇÃO PARA CONSELHEIROS EM JI-PARANÁ - Urupa Noticias

EXCLUSIVO – JUIZ OSCAR FRANCISCO FALA SOBRE O DOMINGO DE VOTAÇÃO PARA CONSELHEIROS EM JI-PARANÁ

 EXCLUSIVO  –  JUIZ OSCAR FRANCISCO FALA SOBRE O DOMINGO DE VOTAÇÃO PARA CONSELHEIROS EM JI-PARANÁ

Por Roberto Oliveira
O Juiz Oscar Francisco esteve desde as primeiras horas deste domingo (06), acompanhando os preparativos nas duas escolas de Ji-Paraná onde esta sendo realizada a eleição para os novos Conselheiros Tutelares. A eleição é organizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A fiscalização do processo é feita pelo Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude. Para o Juiz Oscar Francisco que falou com exclusividade ao DOCNEWS no fim da manhã deste domingo na Escola Gonçalves Dias o processo ocorre dentro do esperado. “Tanto aqui nesta escola como na outra, podemos observar que a população se mobilizou para estar presente e votar, e isso é muito bom, por que o Conselheiro Tutelar é um agente muito importante na sociedade, voltado para zelar pelos direitos das Crianças e dos Adolescentes, e eu penso que é muito importante esta participação popular.” Disse o Juiz.

Ainda sobre o processo de votação o Juiz explica que é preciso ter uma maneira de escolha dos candidatos, em Ji-Paraná optou se por ir as urnas. “A votação ela é uma das formas do processo de escolha do Conselheiro Tutelar. Esse processo de escolha pode envolver variadas formas, não necessariamente tem que ser dessa forma ou da anterior, o Estatuto fala do processo de escolha.” Conclui ele.

Concorrem ao cargo 28 candidatos, todos passaram por processo de escolha unificada, provas de língua portuguesa, informática e conhecimento específico sobre os direitos da criança e do adolescente. Além disso, foram submetidos a uma avaliação psicológica.

Segundo a assistente social da Semas, Lidiane Tanazildo, apesar do voto não ser obrigatório, a participação da população na escolha dos novos conselheiros é fundamental.

“A eleição é comunitária. É necessário o exercício da cidadania, afinal sabemos que quase todas as casas do nosso município sempre têm uma criança ou adolescente. É importante que as famílias participem na escolha dos nossos conselheiros que vão representar essas crianças nos próximos quatro anos”, explicou a assistente social.

Estão aptos a votar todos os eleitores de Ji-Paraná. “Bastar ir até a escola Gonçalves Dias ou Aluízio Ferreira, com documento pessoal e escolher um dos 28 candidato.”, disse a presidente da comissão eleitoral, Severina Plácida.

VEJA O VÍDEO COM A ENTREVISTA DO JUIZ OSCAR FRANCISCO CONCEDIDA AO PRODUTOR WELLISON BRITO

VOTAÇÃO PARA CONSELHEIROS

EXCLUSIVOJuíz Oscar Francisco fala ao DOCNEWS sobre a votação para Conseheiros neste domingo em Ji-Paraná. Entrevista concedida ao produtor Wellison Brito.

Posted by Doc News on Sunday, October 6, 2019


Enjoy this blog? Please spread the word :)

Telegram