Furacão Milton: o que se sabe da ‘pior tempestade em 100 anos’ nos EUA - Urupa Noticias

Furacão Milton: o que se sabe da ‘pior tempestade em 100 anos’ nos EUA

 Furacão Milton: o que se sabe da ‘pior tempestade em 100 anos’ nos EUA

O furacão Milton pode ser o pior dos últimos cem anos nos Estados Unidos, alertou o presidente Joe Biden em um pronunciamento oficial nesta terça-feira (08/10).

Biden pediu que moradores da Flórida que vivem na rota traçada como a mais provável da tempestade deixem suas casas imediatamente. O furacão está avançando pelas águas do Golfo do México em direção aos Estados Unidos.

“É uma questão de vida ou morte”, disse o presidente americano.

Biden informou que os ventos já chegaram a 280 km/h e que a tempestade poderia ser “devastadora” e prolongada.

Milton continua a ser considerado um furacão “extremamente perigoso” e foi classificado como de categoria 5, a mais devastadora. Esta categoria corresponde a ocorrências em que os ventos ultrapassam os 252 km/h e quando há muitas construções destruídas e estradas bloqueadas.

Em seu relatório mais recente, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que o furacão chegou a ventos máximos de 240 km/h.

Sua trajetória prevista indica que chegará à costa oeste da Flórida na noite de quarta-feira (09/10) ou na manhã de quinta-feira (10/10), no horário local, segundo o NHC.

O ciclone intensificou-se “explosivamente” em 24 horas, já que na tarde de domingo tinha atingido a categoria 1.

“Esta é uma situação muito séria e os residentes da Flórida devem seguir de perto as orientações dos funcionários locais de gerenciamento de emergências”, disse o NHC em comunicado nesta terça-feira.

“As evacuações e outros preparativos devem ser concluídos hoje [terça-feira]. Milton tem potencial para ser um dos piores furacões já registrados no centro oeste da Flórida.”

NHC alertou que Milton poderia causar uma tempestade com ondas de mais de três metros em algumas áreas da costa.

No oeste da Flórida, agências governamentais estaduais e federais estão realizando uma das maiores evacuações desde o furacão Irma, em 2017.

A partir de segunda-feira, os condados da zona de impacto potencial — como Charlotte, Citrus, Hillsborough, Lee, Manatee e Pasco – começaram a emitir ordens de evacuação obrigatória.

Os furacões são divididos em cinco categorias com base na velocidade do vento.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, os furacões de categoria 3 ou superiores são considerados furacões de alta intensidade devido ao seu potencial de causar perda de vidas e danos consideráveis.

Via BBC


Enjoy this blog? Please spread the word :)

Telegram