Ex-funcionário diz que era obrigado a beber 4L de cerveja por dia e processa Ambev
ESPECIAL – RICAL investe em equipamentos de alta qualidade, qualificação e parceria com o homem do campo e se destaca no Estado
Rical é hoje considerada a maior indústria de beneficiamento e armazenamento de grãos da região norte do Brasil. A empresa que tem sede em Ji-Paraná, na região central de Rondônia, é responsável pela comercialização dos grãos nos estados de Rondônia, Acre e no Amazonas e países vizinhos. É o que explica Pedro Rack, um dos Fundadores da Empresa.
“O principal mercado consumidor da Rical é Rondônia, Acre, parte do amazonas e também nós exportamos o arroz para a Bolívia e para o Peru”, destacou o empresário.
A Empresa vem se tornando exemplo também no quesito de incentivo aos produtores rondonienses no plantio do Arroz. Ela fornece aos produtores a capacitação técnica, adubo, sementes e todos os insumos necessários.
“Nós temos uma equipe de quatro Agrônomos distribuídos no estado. Ao longo desses anos nós estamos mapeando e fazendo análise do solo em cada região do estado. Nós oferecemos aos produtores a capacitação técnica e todos os insumos necessários para ele produzir. Aquele produtor que quer esta facilidade de já receber tudo na propriedade a Rical faz este trabalho”, ressaltou Pedro Rack.
Através destas parcerias com os produtores rurais a Empresa recebe diariamente arroz de diversas propriedades rurais do estado, onde a produção é secada e armazenada nos silos.
“Durante o processo de secagem dos grãos temos um diferencial. Nós utilizamos a palha do arroz como combustível para a fornalha. Prensamos a palha e a transformamos em cubos”, destacou o gerente da Rical, Evanildo dos Santos.
Após a secagem o arroz passa pelo processo de industrialização através de máquinas modernas e de alta qualidade. Em uma delas cada grão do arroz é selecionado através de câmeras de alta qualidade.
“Primeiro o arroz vem seco direto dos nossos armazéns, passa pelo processo de descasque e depois acontece a retirada do farelo do arroz, deixando de ser integral e passando a ser um arroz branco, Na sequência ele é selecionado por equipamentos eletrônicos de alta resolução através de câmeras”, destacou a Engenheira Agrônoma Vanessa Moreira Rack.
Após ser beneficiado o arroz é embalado e em seguida está pronto para ser comercializado na região norte do Brasil e em outros países.
Desde 1995 a Rical tem investido fortemente na qualidade dos produtos comercializados e ao mesmo tempo mantendo os preços acessíveis aos consumidores.
“ Investimos diariamente na qualidade dos nossos produtos e também garantimos aos nossos consumidores preços bons para que todas as famílias possam ter uma alimentação de qualidade e com preço baixo”, enfatizou o empresário Pedro Rack.
Com estes incentivos aos produtores de Rondônia, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), projeta uma produção de mais de 130 mil toneladas de grão, mantendo a mesma produção do ano de 2018.
GALERIA DOC NEWS